• op1
  • op2
DESAFIO
Criar e editar o Boletim do OP 2009, dirigido à população adulta de Várzea Paulista, parte dela com pouca proficiência em leitura.
Estimular a adesão dos cidadãos para participação no OP.
SOLUÇÃO
Construção do projeto do boletim de forma participativa, com assessores, jornalistas e agentes do OP da prefeitura. Durante a produção das edições, além de explicar as etapas do Orçamento Participativo, também acompanhamos todo o processo desenvolvido na cidade em 2009.
RESULTADOS
A informação clara estimulou e qualificou a participação dos cidadãos no processo do Orçamento Participativo. Na primeira fase do OP, 1.752 pessoas participaram das 57 reuniões dos bairros, aproximadamente 2,4% dos eleitores.

AVALIAÇÃO DO CLIENTE

Jô Azevedo, jornalista e professora 

“Em 2009, quando trabalhava na Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, solicitamos o trabalho da Maria Otilia para elaborar boletins para informar os cidadãos sobre o Orçamento Participativo e convidá-los para as etapas do processo em seus bairros. O trabalho foi altamente produtivo. Com as duas edições, o que chamou a atenção na produção do material foi a metodologia, muito participativa e também muito profissional, com a escrita simples e direta dos textos, sua organização visual competente e amigável ao leitor popular. Aliás, os conceitos de linguagem simples são excelentes e aplicáveis, principalmente na hora de se comunicar com a população, bombardeada pelos produtos midiáticos pasteurizados e homogeneizadores.

Recomendo o trabalho desenvolvido pela Todotipo para aqueles que querem fazer comunicação de qualidade para públicos populares.”