• obra1
  • antes
  • depois

DESAFIO
Aperfeiçoar o Jornal da Obra, direcionado para 1.500 trabalhadores, a maioria com pouca proficiência em leitura. Muitos trabalhadores não estavam lendo o boletim e era preciso transmitir informações importantes para o bem-estar cotidiano e a segurança no trabalho, entre outros temas.

SOLUÇÃO
Uma oficina para a equipe de comunicação da Klabin e também para colaboradores de agências terceirizadas. A Todotipo analisou a publicação e apresentou conceitos de linguagem acessível e design gráfico apropriados a públicos com dificuldade de leitura.
RESULTADOS
Pesquisa interna com os trabalhadores sobre o Jornal da Obra mostrou que o índice de leitura passou a mais de 80%. Dos que leem, cerca de 80% se identificam com o conteúdo. Mais de 60% dão notas entre 8 e 10 para o jornal. A maioria (62%) não mudaria em nada o jornal como ele é hoje.

AVALIAÇÕES DO CLIENTE

UILSON PAIVA, responsável pela Gestão de Sustentabilidade e Comunicação do Projeto Puma da Klabin

“A análise dos textos já produzidos e observações sobre o design gráfico foram de fundamental importância para ‘acertarmos a mão’ e proporcionarmos uma ferramenta de comunicação atraente tanto visualmente como em termos de linguagem simples. A oficina sensibilizou os profissionais para aspectos antes nunca percebidos, mesmo no caso dos mais experientes. Até hoje colhemos os bons frutos do trabalho.”
“O que me chamou a atenção foi observar, no dia a dia, a equipe levar em conta o conteúdo passado nas avaliações e na oficina, mencionando inclusive alguns preceitos de escrita de textos simples para sustentar argumentos. Por isso, sem dúvida, recomendo e já recomendei o trabalho da empresa.”